sexta-feira, 28 de março de 2008

Good Night and Good Luck - Filme da Semana


George clooney arrasou. Não por seus papeís de galã, mas por colocar a própria pele à serviço do cinema sério. Não, não surtei. Não trata-se de "Doze homens e sei lá qual segredo". Quem assistir "Good Night and Good Luck" vai seimpressionar. Primeiro há tempos q não se exibe um filme em preto e branco e segundo por contar uma história americanae não qualquer ficção barata.


“Boa Noite e Boa Sorte” (Good Night, and Good Luck, EUA, 2005) revive a história de censura televisiva norte-americana acontecida nos bastidores da CBS (Columbia Broadcast Station). Tempos em que o senador republicano Joseph McCarthy promovia perseguições contra pessoas com comportamentos comunistas. Edward Murrow (David Strathairn), jornalista enfrentou bravamente a emissora e o Senador. Em seu ponto de vista, a Televisão não servia para entreter ou alienar (cujo fim foi tomado hoje), mas como um instrumento de educação. Porém, para o dono a emissora, as pessoas queriam Ed Sullivan Show (nosso popular Faustão) e não lições cívicas.


Detalhes para tanto consumo de cigarros. Típico bastidor jornalista. Além do milagre da Edição e Trilha Sonora que faz qualquer profissional da Comunicação tirar o chapéu. Imagine se hj William Borner apresentasseo Jornal Nacional fumando um cigarro? Rá - O Ministério da Saúde mandaria linchá-lo. Mas Murrow fazia e com mta classe por sinal. E o melhor de td é ver como era os comerciais de Cigarro. Uma gde apologia. Se vc tinha bom gosto e era um cidadão crítico, com certeza vc fumaria "Kent". Infelizmente, em nosso país, não temos um modelo ou uma referência de Jornalismo.Tds querem ser imparciais demais ou tecnológico demais. Nostalgia de não ter vivido nos anos 50. Thank you, Mr. CLooney.

3 comentários:

Adriane Benevides disse...

É, modelo próprio de jornalismo não temos. Na verdade falta surgir algo legitimamente brasileiro na tevê. Enfim, na época em que esse filme estava em cartaz eu só assisti pra acompanhar a atuação do Clooney como diretor, afinal não sou mais fã de P&B há muito tempo. Mas é um ótimo filme, com um drama político intenso e realmente o formato P&B foi importante pra ambientação da década, o que acentuou a tensão das cenas. Além, claro, como você citou o jazz americano :)

Germano Viana Xavier disse...

Assisti este filme na faculdade de jornalismo. Depois fizemos um debate muito interessante.

Coisas a se pensar, muitas...

Estou sempre por aqui...

Abraços carinhosos...

Beijos, minha querida!

Aparece...

Germano Viana Xavier disse...

Tô com saudade de tu, Nanna!

Vê se aparece lá no Clube...

Abraços na alma...

Germano