sexta-feira, 28 de março de 2008

Good Night and Good Luck - Filme da Semana


George clooney arrasou. Não por seus papeís de galã, mas por colocar a própria pele à serviço do cinema sério. Não, não surtei. Não trata-se de "Doze homens e sei lá qual segredo". Quem assistir "Good Night and Good Luck" vai seimpressionar. Primeiro há tempos q não se exibe um filme em preto e branco e segundo por contar uma história americanae não qualquer ficção barata.


“Boa Noite e Boa Sorte” (Good Night, and Good Luck, EUA, 2005) revive a história de censura televisiva norte-americana acontecida nos bastidores da CBS (Columbia Broadcast Station). Tempos em que o senador republicano Joseph McCarthy promovia perseguições contra pessoas com comportamentos comunistas. Edward Murrow (David Strathairn), jornalista enfrentou bravamente a emissora e o Senador. Em seu ponto de vista, a Televisão não servia para entreter ou alienar (cujo fim foi tomado hoje), mas como um instrumento de educação. Porém, para o dono a emissora, as pessoas queriam Ed Sullivan Show (nosso popular Faustão) e não lições cívicas.


Detalhes para tanto consumo de cigarros. Típico bastidor jornalista. Além do milagre da Edição e Trilha Sonora que faz qualquer profissional da Comunicação tirar o chapéu. Imagine se hj William Borner apresentasseo Jornal Nacional fumando um cigarro? Rá - O Ministério da Saúde mandaria linchá-lo. Mas Murrow fazia e com mta classe por sinal. E o melhor de td é ver como era os comerciais de Cigarro. Uma gde apologia. Se vc tinha bom gosto e era um cidadão crítico, com certeza vc fumaria "Kent". Infelizmente, em nosso país, não temos um modelo ou uma referência de Jornalismo.Tds querem ser imparciais demais ou tecnológico demais. Nostalgia de não ter vivido nos anos 50. Thank you, Mr. CLooney.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Todos estão Surdos


Todos estao surdos e ninguém faz nada. As pessoas andam ocupadas com seus fones nos ouvidos. Olhares distantes, tão distantes quanto suas próprias presenças. Nos ônibus, nas filas de banco e nas ruas com seus mp3 players, IPOD e celulares.

Todos estao surdos. Isso não é um manifesto político, mas tecnológico. A grande questão é: Esbaldamos-nos das tecnologias usando-as à torto e direito ou somos nós escravos das máquinas? Vc sabe o número do celular do seu melhor amigo sem consultar as últimas ligações feitas? Quanto tempo vc tolera ficar sem internet?

Talvez vc não esteja me ouvindo porque deve estar entretido com algum brinquedinho tecnológico e é por isso que digo que todos estão surdos. Nossas crianças que antigamente corriam pelas nossas ruas e jogavam bola nos nossos campos, hoje jogam Winning Eleven nas salas suntuosas que criamos, fruto do nosso trabalho, mas não nos damos o trabalho de desfrutar.

Ficamos surdos. Não ouvimos o grito da natureza e fomos agraciados pelo Aquecimento Global. Não ouvimos Gandhi e estamos matando uns aos outros. Não ouvimos Lennon qdo ele disse que o sonho acabou. Estou surda. Não ouço mais os meus sonhos e nem minha músicas preferidas. Não ouço meu vizinho pq nem o conheço. Eu não me ouvi e agora é tarde demais.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Morra Coelhinho, Morra


Ai q alegria,a Páscoa chegando. Maior do que a dor de barriga, é a dor no bolso de quem vai contemplar alguém com o Ovinho do Coelhinho. Esse ano notei q foi a Recessão do Mr.Bunny. Antigamente, lembro que meus pais compravam o chocolate super antecipado pq certamente na última semana teriam apenas os ovos quebrados. Rá! Quebrado tá é o povo pq fui no supermercado e constatei que as guirlandas de chocolate estão tão enfeitadas qdo do primeiro dia da exposição. Nota-se q o Ovo de Páscoa está mais salgado do que o Bacalhau kkkkk.

E o Ovo, oras. A graça da Páscoa é o chocolate. Pura e liberada comilança. Tu aguardava chegar esse Santo Dia para cair no pecado da Gula.Sentar no chão e se lambuzar. Virar os olhinhos de tanta glicose no sangue. E além de comer o ovo, comer os bombons q vinham dentro. Agora, humpf! Inventaram moda de pôr brinquedinho. Esse ano me decepcionei qdo soube que até rádinho tem dentro do Ovo. Na boa, se eu quizer ganhar brinquedo, o Dia das Crianças serve pra isso.

quarta-feira, 12 de março de 2008

ELES TÊM O SEGREDO...


Sinceramente, não agüento mais esse livro-dvd-macumba do "SEGREDO". Por Deus, não dá. Não, não li e não não vi o filminho, obrigada. E precisa? Minha referência é a Ana Maria Braga no catálogo da Avon "traduzindo" a Lei da Atração. Se a dona do louro José teve q digerir a mensagem para transmití-la para nós, reles mortais, Meu Deus, agora sim, eu tenho medo do futuro do País.

Todo mundo quer ficar rico e essa é a verdade. Mas correr atrás, ninguém quer, né?Jogar na Mega-Sena é mais fácil do que pagar um cursinho de informática. Mas será q é mais barato? Qtos bolões vc já participou? Qta graninha vc largou lá na loteria? Se vc somar, meu querido, vai perceber q dava pra investir no teu futuro pra te deixar melhor qualificado.

Engraçado como as pessoas se apegam na primeira muleta que lhes oferecem. Não critico quem queira subir na vida, não me fazendo de degrau, já está ótimo. Já vi maiores lições na pessoas que conheço pessoalmente do que nessa tal Lei. Pessoas que dão exemplo com sua atitude. Nunca mais me esqueço no dia em que eu conheci uma mulher q td mês, religiosamente deposita seu dinheirinho na poupança. E vou te contar q a poupança está longe de ser um pézinho de meia.

Achei isso tão brega. Um investimento "conservador" como os consultores financeiros dizem. Ela poderia comprar ações ou aplicar em CDB. Mas não, ela, mto ortodoxa, insiste na poupança. Comecei a reparar na mulher. Simples. Sem luxo, mas vaidosa. É aquela pessoa que faz o sacrifício de não ter uma bolsa de R$ 200 pq pensa no futuro. A gente não. Paga caro e acha q tá fazendo um grande negócio.

O Segredo, meus queridos, vos revelo. É trabalhar. É ralar mesmo, sol a sol, de madrugada, pegando no "toto" como diz Sr. Renato Aragão. Mania besta é essa de achar q as coisas vêem de mão beijada. Aí está o segredo da Lei da Atração. As oportunidades acontecem para aqueles que as desejam. O q vem à ti é o q buscas. O Segredo não existe para filhinho do papai ou pra patty da faculdade. O segredo está em não conhecer o Segredo, mas se conhecer para enfim se realizar.

quinta-feira, 6 de março de 2008

A Vida é um BBB


Engana-se quem pensa q o BBB é somente mais uma cultura de massa. Por mais q seja uma marmita pronta disposta aos nossos olhos, BBB nada mais é do que um macro mundo do nosso mundinho. E garanto que às vezes não é preciso vc se isolar numa casa para viver um BBB. A rotina já se encarrega disso. É a turma do trabalho. É a família em casa se matando na sala de tv pra ver quem pega o controle remoto. É vc passar o dia inteiro com seu namorado e querer, com td suavidade do mundo, grudar no pescoçinho. Não pra dar beijinhos, mas para matar o infeliz.

Quantas vezes já não quisemos mandar alguma pessoa pro paredão. De fuzilamento é claro. Quantas vezes nos sentimos no paredão, rezando por uma segunda chance. Sem contar a prova da comida. Temos q suar mto para garantir o pãozinho de forma no final do mês. Mas grande vontade mesmo é de ser líder. Ter as regalias que tal posto oferece. Mas ser líder é mais do que ter um frigobar privativo, é colocar o cu do outro na reta. Mas para livrá-lo, só sendo anjo.

Quem não dirá que tudo isso q vivemos não é um jogo? Du-vi-do. Passa-se por seleções, por provas de resistência e algumas de sorte. É lindo dormir num quarto todo decorado? É bacana ter um show do Moby no seu quintal? Claro que é. Mas quero ver vc sair ileso de um isolamento. Engana-se o Bial em dizer que nós espiamos. A vontade maior de espiar vem lá de dentro. De ao menos saber que o Fidel Castro caiu. Literalmente.