sexta-feira, 9 de novembro de 2007

PEDE PRA SAIR!!!


Se até a revista Bravo! Comentou sobre o "Tropa de Elite", peço vênia tb para escrever. Não tenho a mínima intenção de fazer uma mega resenha pra competir com Sra. revista Veja e nem demais veículos de comunicação, longe de mim. Escrevo para uma mídia anarquista e logo aqui uso da minha liberdade como forma de expressão e me expresso com total liberdade a minha opinião (uau! gastei hein?).



Não fui ao cinema para assistir. Como boa anarquista (sei q o Rafael vai ter um colapso nervoso e como td Cientista Social ou Sociológo vai me dar uma gde aula sobre anarquismo) resolvi assistir o dvd pirata mesmo. Que me perdoe o Wagner Moura, mas meu bolso ultimamente não está podendo com o Cinemark e já não sou mais universitária pra pagar meia-entrada.

Agora todo mundo quer ser o Capitão Nascimento. O status que o filme lhe garantiu foi de o novo anti-herói. Uma coisa meio como o Leonardo do Memórias de um Sargento de Milícias, lembra? O importante é prestar atenção em como um cara tão real, tão cheio de defeitos caiu nas graças do brasileiro. Qdo eu entro no meu MSN o que eu mais vejo no espaço aonde as pessoas põe o nick são as frases : Pede pra sair! Vc é um viadinho... vi-a-di-nhuuu! Ou refrão da trilha sonora. Infelizmente quem conseguiu só captar essa parte do filme, me perdoe, mas ainda estão na camada superficial.


Se eu tivesse ido ao Cinemark, tivesse ficado sentadinha comendo minha pipoca com manteiga, curtindo o ar condicionado e os ácaros daquelas poltronas q nunca foram lavadas na vida, eu também acharia o máximo. Essa "burguesia" que pagou pra ver o filme é a mesma que o Capitão Nascimento condena. O buraco é muito mais embaixo. Devemos lembrar que o diretor do filme , José Padilha, também responsável pelo doc "Ônibus 174", não produziu "Tropa de Elite" pra criar um novo Macunaíma. Por mais banalizado que esteja a violência no Brasil ainda é assunto sério. Acontece que chegou nas raias do surrealismo, tanto que se torna belo qdo exposto na sétima arte. Não basta só violência nos jornais, na televisão e nas ruas. O Brasil está doente e um dos sintomas é achar que o "Tropa de Elite" mostra é algo normal ou como a propaganda do carro: "Tudo Bem". Não, meus queridos, não está tudo bem. Por isso, vos digo, antes que saiam cantarolando que vai pegar geral, por favor, façam um pouquinho de exame de consciência e procure captar nas nuances aonde reside o problema. Ainda assim... prefiro "Cidade de Deus"... sou mto mais "Dadinho ooo caralhooo porraaa, meu nome é Zé Pequeno". ehehehe.





4 comentários:

guilherme baroli disse...

Não é Bravo! nem Veja, mas o texto é uma enfiada, bem gostosa, na ferida. Com direito a uma retorcida. Brilhante como sempre. bjo

Anônimo disse...

tú é mulequeeeeeeeeeeeeeee!!!!!sabia que vc nao ia resistir a vontade de comentar um hit pop como Tropa. que escancara a situação condenada do homo sapiens brasiliensis que exalta como icone um filme que ninguem entendeu. porepotelaburgueaise... adorei a critica sincera e viva a liberdade de expressao. (e como boa mafalda que sou: ABAIXO A LIBERDADE DE IMPRENSA!!!)

bjos saudosos.

Anônimo disse...

da para parar de fornicar. de ser bancaria. de ser pota. de ser filha. de ser namorada. de ser amiga, ah. amiga vc nao eh... Mas da para ser um pouquinho comunicologa? ATUALIZA!!!!!!!!!!

ViniLBeatS disse...

Tbm acho o cinemark caro d mais....
otimo texto....