quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Alcateia, Jiboia, …

Não sou um ser resistente à mudanças. Estranho no começo. É natural. Tem a fase de transição e adaptação. Depois pega o embalo e vai. Acontece q essa Reforma Ortográfica tem me causado arrepios.

Sempre fui uma ótima aluna de Língua Portuguesa. Sério. Redação tb. Escrevia e estudava por prazer. Deleite. Tinha minhas dúvidas, é claro, mas nada q uma gramática e um dicionário não resolva.  Agora, Nada será como antes.

Eu estava lendo uma nova edição do livro “Montanha-Russa” da Martha Medeiros e de repente vi lá – PARANOICO – assim mesmo. Sem acento. Como eu já havia estudado um pouco, lembrei-me: PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO ABERTO “OI”, NÃO É MAIS ACENTUADA.

Se vc ler a Veja, verá: IDEIA. Assim mesmo. É mesma regra da paroxítona supracitada, porém com outra terminação. Na propaganda do canal Sony vai rolar a ESTREIA do filme.

A única vantagem q vi foi a extinção do Trema. Ok, compreensível. Agora as regras do Hífen. PELOAMORDEDEUS. Nem mais 18 anos de escola e eu consigo engolir td goela abaixo.

Enfim, estamos no Brasil. Isso q dá Presidente semi-quase analfabeto aprovar uma Reforma nessa proporção. Se escrever está complicado imagina falar como os lusitanos:  “Vou estar a estudar tds as normas”.

4 comentários:

Lusinha disse...

Realmente, não fazia diferença pro Lula, já que ele não sabe o "velho" nem o "novo" português.
Bjitos!

BAR DO BARDO disse...

Você é inteligente demais para se abalar com isso. Relax!

Felicidades (com ou sem a parada), Nandra!

Adriane Benevides disse...

Nha... eu gostava do trema. Eu também não me acostumei com "idéia" e outras palavritas mais, mas, vamos estudar né?

omaromar disse...

'poizintaum' não vou dizer faço minhas suas palavras, mas, se passar uma petição, eu assino...beijo-te!