segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Q Seja Doce!


Padaria lembra o meu pai. Tds akeles salgados e doces fartos dispostos no balcão são as reminescências da minha infância de criança obesa. Engraçado q na minha época (não tão longe assim) não se falava "Criança Obesa". Vc era o gordinho da turma e tua família dizia q Vc era "cheio de saúde". Hj a criançada pena pra caber no padrão da sociedade.

Como no meu tempo (repito, não tão longe assim), não tive essas neuroses urbanas e ir na padaria era como ir ao shopping. E o engraçado q não havia nenhuma perto de casa. Logo, cabia ao meu pai, o progenitor da casa, sair em busca de comida. Especialmente pão no final do dia. Recordo-me com água na boca dos tempos em que se comprava pão bengala! Não cabia na minha cabeça como um pão era tão grande! hauahauah


E eu acreditava q era o melhor pão do mundo porque podia alimentar uma família inteira. Bom, ao menos na minha casa era assim. E essa história de pão era levada tão à sério que kd um tinha sua cerimônia para comê-lo.

Minha mãe só comia a ponta do pão pq qdo ela era criança meu avô dizia q um turco daki de cg ficou rico de tanto comer a ponta do pão. Mas td isso era desculpa para q minha mãe comesse, já q qdo era criança tinha bronquite e vivia fraca. Meu pai eh o cara q gosta de experimentar. Uma margarina nova, uma maionese com sabor de limão, um patê recém lançado. Não importa. Uma vez fomos pra Curitiba e ele achou no supermercado Leite Condensado em Bisnaga! Pra quê? Seu Osmar tratou de importar! Se não tínhamos padaria perto de casa, quem diria Leite Condensado em Bisnaga??


Já eu era o terror da casa. Pela manhã eu cortava o pão, separava a ponta pra mãe e enfiava minha mão gordinha dentro do pão e arrastava o miolo formando uma bola e besuntava de manteiga. Comia sem remorso algum. O próximo a comer o pão era um coitado pq a melhor parte eu tirava pra mim.

Daí vc cresce e descobre outras maravilhas. Sonhos, croissaints, pães de queijo, sorvete, Carolina... uma infinitude de delícias. E eu e o meu pai tivemos o cabimento de freqüentar uma padaria que ficava do outro lado da cidade só por causa da cocada que eles vendiam. Foi a realização do Seu Osmar encontrar uma cocada branca com pedaços de abacaxi. Uma dádiva para um apreciador de frutas cítricas.


Por isso estou aki, na padaria escrevendo essa crônica. Resgatando um flash da infância, lembrando do cara que me ensinou a prestigiar as guloseimas que a vida oferece.

11 comentários:

BAR DO BARDO disse...

Essa criança com a mão gordinha no miolo, putz!, imagem para um bom filme...
Lendo, a gente tem vontade de viver. De comer. E também de engordar, sem remorso...
Bom texto, sis. (Se brother é brô, sister deve ser sis, né, Nanna?)

Barone disse...

Hmmmmm.

Anônimo disse...

não cosegui chegar primeiro graças a um corte de luz... e a velocidade de atendimento da eletropaulo... enfim, pais e pães... adoro... e adoro quando vc atualiza sua casita! saudades. beijos.

Anônimo disse...

que texto mais delicioso!!!

uma vida cor-de-rosa disse...

amei a crônica!
ps:eu só como as pontiinhas!
shauhsuahsuahsuhau'

beeijos

Pop Dog disse...

Menina menina, olha Nandra toda vez que passo aqui fico até mais leve..adoro seus textos, de verdade..não estou fazendo média não..gosto e recomendo sempre aos meus amigos..Hj pensei vou ler só um, só um..quando vi estava no fim da pagina querendo mais..

Patricia Pirota disse...

Poxa..Me deu uma saudade tão grande da minha infância de menina gordinha =)

Amei o texto amiga!

Ó... Ainda estou em CG. Não liguei ainda pq tenho umas coisas de família e tal. Mas essa semana ligo pra vc e pra Drica pra gente se ver viu.
Nunca ia me esquecer de vc oras!

Quanto aos selinhos, é só copiar a imagem no seu pc, e depois postar. Daí vc segue as regrinhas e indica as pessoas...
[Qq coisa grita xD]

Bjocas.

Anônimo disse...

Ah o amor... pelo pai, pelas belas lembranças da infância. Tudo doce, tudo muito mais gostoso. Que seja doce seu final de semana, Panda Laura. ;*-te.

Regina Martins disse...

Amiga, que lindo o seu blog!! Amei!! E fiquei morrendo de vontade de saber se nao tem um docinho vegano nessa sua padaria ahahahahah...
amiga, parabens, voce escreve muito bem!!! LIndo!

Prof. Carlos disse...

Deliciosa sua crônica! bjaum e parabéns pelo blog. ass.. Carlos Diehl

Luiz Roberto Lins Almeida disse...

viva os doces!
beijo do eterno gordo