terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ser ecologicamente correto dói.


Desenvolvimento Sustentável, Aquecimento Global, Responsabilidade Social. Agora é moda (ou seria obrigação) ser ecologicamente correto. Sim, de algum modo, alguém tem que participar. Fazer a sua parte. Hã-hã. Acredito. Com internet já em 3G, esperam que sejamos hippies-high-tech. Eu juro, eu juro q eu tento. Propus, a mim mesma, q eu buscaria
ser uma pessoa mais desenvolvida ecologicamente, mas gente, como dá trabalho. Não, não deixo a torneira ligada qdo escovo os dentes, Sim, fiz seguro de carro "Carbono Neutro" e Sim, comprei a tal da "sacolinha" ecológica.


Sou da geração em que a gente aprendia nas aulas de Ciências que a água um dia ia acabar. Que o Efeito Estufa era culpa dos ar-condicionados, desodorante aerosol e geladeiras. No meu tempo, repito: não mto longínquo, as dimensões dos problemas não eram gigantescos. Isso era coisa q os filhos dos nossos netos iriam resolver. Hã-hã. Até parece. Engraçado como na época de verão era verão e na época do frio era frio. Coisa besta? Q nada. Hj tu sai de casa com guarda-chuva pq não sabe se vai morrer frito pelo sol ou se vai usá-lo como jangada pra voltar pra casa.


É inevitável os esforços feitos seja por pessoas físicas ou jurídicas para consertar o planeta. Que eu considero ser um problema nosso sim. Ser ecologicamente correto dói e é difícil. A tal da "sacolinha" ecológica, lembram-se? Idéia bacana cuja razão é a melhor possível, mas... quem lembra de levar a sacolinha td vez q vai ao supermercado? Em Curitiba, por exemplo, é natural e não faz mais do que a "tua" obrigação (mais deles do que nossa) de separar o lixo. É, naqueles moldes mesmo... reciclável... vidro.. orgânico... e não fazem de caras amarradas e não saem falando:

- Olha... eu separo o meu lixo tds os dias.


Eles fazem e é isso. Senti-me um lixo. Literalmente.


Não sei se um dia chegarei a esse ponto de evolução, mas já me contento com atitudes pequenas. No trabalho, recuso-me a usar copos descartáveis. Tenho minha própria garrafinha de água ou uso copos e xícaras de vidro. Se posso ir ao supermercado a pé, eu vou. Dirigir 5 quadras é o cúmulo da preguiça. Rabiscar um papel? Só ser for nas duas faces. Imprimir? Se realmente necessário. E um dia... um dia... eu consigo consertar o mundo.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Eu faço a minha parte." Sei lá quando assisti aquela propaganda do beija-flor que levava a água no bico pra "apagar" o fogo na mata. De primeira achei aquilo muito complicado... fazer minha parte. Beleza, eu faço, pequenas coisas, como você. Já recebi de uma amiga um vídeo falando sobre os problemas do Planeta com o aquecimento global e ao questioná-la sobre como a gente poderia mudar o mundo mesmo... sei lá um ativismo pra valer nas ruas... ela me respondeu: "faça a sua parte que já tá bom." E olha que isso foi a poucos dias atrás... mas eu me pergunto: "será mesmo? Será que só a minha parte vai melhorar algo?" Eu acho tão pouco. O povo vegANO/ETARIANO que tá certo... faz ativismo mesmo, cola cartazes nos muros, se vestem de bichinhos, entregam folhetos (minha nossa já tem até revista!) e dá a cara a tapas nas ruas... ok, você pode nem atingir 50% a população, mas 1 ou 2 pessoas vão pensar ou ao menos se informar sobre este modo de vida. O que já é uma vitória. Mas eu não consigo ver isso na questão ambiental... até porque envolte tanta coisa. Países ricos que nem se importam e nós aqui tentando mudar um tiquinho pra melhorar um "tiquinho" ainda menor comparado a imensidão do Planeta. (ai, chega... mil pensamentos)

Anônimo disse...

eh... separo lixo seco do organico.. ateh pq aqui em casa eh barbada..jejejejeje só separar as latinhas e pets do resto.jejejeje
por ora vou seguindo wander wildner... "resolver os problemas do mundo é coisa de vagabundo"...

faça sua parte q é o mínimo... o resto.. paciência.....

Unknown disse...

Mais uma vez um texto perfeito!!! Quero mais!!!