domingo, 7 de outubro de 2007

Todos estão indo embora...


Todos foram embora. Cada um foi procurar seu rumo e encontrar com seu futuro. Todos diferentes mas de semelhante decisão. Por aqui não dá mais para ficar. Isa foi a primeira, se mudou para SP. Em seguida, Malu. Ela pegou sua gata Molly e se mudaram para Sampa. Já Rafael não suportou mais Sampa. Enquanto as gurias correm pra SP, Rafa correu de SP. Foi para Argentina no maior clima "aqui não dá mais".

Mari largou tudo por aqui e foi morar com seu namorado na Finlândia. Entre morar no cú do Judas e no buraco de Big Field, ela não pensou duas vezes. Silvinho trancou a faculdade e voltou pro Japão. Um ano de trabalho lá, economicamente falando, equivale a dez anos de trabalho na roça brasileira.

Larri se foi para o Canadá. Sonha com isso desde os tempos da faculdade. Agora
Big Field é tão distante para ele do que a Varsóvia é para mim. E as pessoas continuam indo embora, para cá não existe uma luz de esperança, só fio do desespero. Medo de virar vaca de presépio. Literalmente. Vc olha pela janela e vê a falsa sensação de que um dia isso aqui terá futuro, mas o futuro já chegou e vc ainda está patinando no mesmo lugar.

Patita pediu exoneração do cargo. Foi embora pra Curitiba. Antes o frio do Sul do que
o inferno do centro. Marquinho foi pra Portugal. Antes ser mão de obra estrangeira do que um assalariado brasileiro. Tem-se tão pouca opção e expectativas quase nulas de ser alguém por essas bandas. Quanto mais se paga imposto, menos se vê os resultados. Vc não tem um transporte digno, sua segurança é violada e a cada dia que passa, mais os ricos se promovem diante da tua miséria.

Minha vizinha mudou-se para a Espanha. Sem condições de trabalhar na sua área de formação em menosde uma semana conseguiu o que muitos brasileiros por aqui se estapeiam. Um emprego. Lógico, do outro lado do mundo. Mas conseguiu.

E todos estão indo embora. Agora só falta essa persona que vos escreve porque para mim não restará muita coisa por aqui a não ser os tucanos e jacarés. Adeus, vou embora pra Parságada.

5 comentários:

Anônimo disse...

algumas simplesmente ficam e sao felizes...

outras optam por ficar e se dizem extremamente felizes...

outras fingem querer ir e se escondem na sombra delas mesmas, no conforto da grana dos pais, na hipocrisia da autodestruicao e ficam... e vao ficando... paradas em si mesmas sem se dar contas. tao felizes qto tristes.

cest la vie em big colorfull field.

Anônimo disse...

e que faça escala por essa parte do cerrado e me leva também. hehe

Maria Luíza Lenzi disse...

A mudança é inevitável. Simplesmente chega uma hora que é preciso mudar.
Mudar de cidade, província, país. Mudar de estado de espírito. Mudar de identidade.
Mudar porque de súbito o mundo se cansa de só ele ser responsável por mudanças.
E um dia a gente acorda e já não é a mesma.
A partir de hoje amarelo não é mais minha cor favorita. É laranja. E tudo começa a mudar.
Basta um ajuste de velas. Fechar os olhos e sentir.

PS: Pandas não viram vacas de presépio! hahahaha mas confesso que visualizei a cena. A Ana que se cuide, pq ovelhas pertencem ao presépio...

Luiz Roberto Lins Almeida disse...

às vezes, são eles que vão, noutras, somos nós.

Adriane Benevides disse...

e eu já já vou!